20 de outubro de 2015

Dicas para enfrentar a TPM !

Oii! Tudo bom com vocês ? O post de hoje é sobre a TPM (tensão pré-menstrual), um assunto pelo qual a maioria das mulheres sofrem e se identificam. Resolvi escrever sobre isso porque abrange todo um público feminino e é sempre bom compartilharmos dicas para pelo menos aliviar esse período do mês que entramos na BAD, né ? Na TPM geralmente ficamos irritadas, depressivas e bate aquela vontade de comer chocolate, mas saiba que cerca de 75% das mulheres sofrem de diferentes sintomas durante essa fase, então você não está sozinha nessa ! A boa notícia é que somente 5% dessas mulheres precisam de tratamento com medicamentos, então é possível sim melhorar com simples mudanças na rotina e são essas dicas super valiosas que darei hoje para vocês, bora lá ?



DICA 1 - Pratique atividades físicas

Os exercícios fazem bem para o corpo e para a mente e ainda mais na TPM, já que liberam endorfinas que provocam sensação de prazer, relaxam, ajudam no funcionamento do intestino e reduzem o edema característico do período. Mas o ideal é praticar exercícios de forma moderada, já que atividades intensas podem agravar os sintomas e não é isso que queremos ! Caminhada, ciclismo, natação e hidroginástica são alguns exemplos. A yoga também é excelente para amenizar esse sintomas (#partiumeditar! hahaha)

DICA 2 - Evite alguns alimentos

Evitar alguns alimentos podem amenizar os sintomas. Evitar o café e seus derivados, diminuir o sal da comida, evitar doces em excesso (um pouco de chocolate pode! haha) e fujir do álcool são atitudes que farão bem. O ideal é procurar fazer refeições mais frequentes com menor quantidade de alimentos. Consuma alimentos mais leves e se joga nas frutas, verduras e grãos !

DICA 3 - Sinta prazer no seu dia

Sair um pouco da rotina pode ser uma forma de manter a irritação longe ! Evite discussões, porque na maioria das vezes irá se arrepender do que disse já que seus nervos estão a flor da pele ! Se você fica tão irritada que pensa em tomar um calmante, opte pelos naturais. O chá de camomila e o suco de maracujá ajudam a acalmar. Tente se estressar menos e fazer atividades que gosta durante seu dia, com certeza ficará mais feliz !

DICA 4 - Inclua na dieta !

Inclua na dieta alimentos ricos em magnésio como o figo, aveia, beterraba, quiabo e abacate, principalmente dias antes do período menstrual. Salmão, azeite, nozes, castanhas e linhaça ajudam a reduzir o inchaço que muitas vezes sentimos durante a TPM. Vegetais verdes escuros são ricos em cálcio, que ajuda a aliviar cólicas. Já o consumo de soja e seus derivados aumenta a disposição e reduz a fadiga. Sentimos uma vontade incontrolável de comer chocolate porque o cacau é rico em magnésio e temos uma carência desse nutriente. Você pode até comer um pedacinho de chocolate (pedacINHO, ok ? Não é para acabar com a barra ! hahaha), mas procure investir no consumo de soja, feijão e tomate, alimentos ricos dessa substância. Estudos mostraram que mulheres com elevado nível de magnésio no organismo não costumam sofrer com a TPM.

Agora se com essas dicas você ainda não aliviou seus sintomas, pode ser que se encaixe no 5% que precisa de tratamento médio. É necessário procurar um ginecologista para resolver seu problema, porque afinal ter um bem-estar é primordial !

Espero que as dicas tenham sido úteis para vocês e comentem aqui em baixo se querem mais posts assim, de assuntos que vivemos no cotidiano !

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário