20 de março de 2015

Química no cabelo: fazer ou não, eis a questão !

Oii ! Para você que tem cabelo enrolado ou liso, ondulado ou crespo, morena ou loira, enfim qualquer tipo de cabelo, com certeza já teve aquele dia que se olhou no espelho e falou: "Não aguento mais esse cabelo, quero fazer uma selagem/progressiva !", enfim alguma química. Se nunca passou por essa situação lhe dou os parabéns, pois você é uma exceção muito rara ! Pois bem no post de hoje vou falar sobre os BENEFÍCIOS e os MALEFÍCIOS de se fazer uma química, na verdade das duas mais populares entre as mulheres (e homens também, por quê não?). Se identificou ? Bora lá !


                                                                      PROGRESSIVA

IMAGEM: Divulgação
Com certeza o método mais comum para quem procura aquele cabelo MEGA liso !
Hoje existe no mercado vários tipos e marcas de escovas progressivas que alisam e dão "praticidade" no dia a dia, mas devemos nos atentar se a marca utilizada pelo profissional atende aos padrões exigidos pela ANVISA.

Os benefícios são cabelos lisos, brilhantes, sedosos, macios ao toque e muita praticidade com os cuidados diários. Os malefícios para os fios são com o uso excessivo, pois o formol os impermeabilizam para que o resultado seja prolongado e com isso impede a entrada de nutrientes e umidade que deixam os cabelos macios e sedosos, já os malefícios para a saúde são relacionados ao vapor inalado do formol que é altamente agressivo as mucosas, aparelho respiratório, olhos e pele, podendo causar irritação e dermatites. 

Apesar da fama desse tipo de química, pense MUITO antes de fazer ! A progressiva não dura para sempre, e quando o cabelo volta ao normal, ele volta bem pior e danificado, o que acaba se tornando um ciclo vicioso. Ame seu cabelo do jeito que ele é ! As vezes compensa mais investir em produtos bons do que optar por esse tipo de tratamento.

                                                                           SELAGEM

IMAGEM: Divulgação

Esse método já fiz, então posso dar minha opinião sobre ele ! Estava com aquele problema de baixa estima, aquele sentimento de que o cabelo não tem jeito, sabe ? Conversei com minha cabeleireira e resolvi optar pela selagem, que é um método menos agressivo. Sendo franca, a diferença é somente com o armado, o cabelo fica realmente mais baixo, mas depende bastante do produto e da pessoa que irá fazer a química. Fiz sem formol, algo bem simples. Deu realmente uma diferença, mas por pouco tempo, foi questão de duas semanas e ele já está igualzinho a antes, então não pense que vai ser algo milagroso, pois não é ! Esta é minha experiência, pode ser que a pessoa com que eu fiz tenha feito algo diferente do comum, mas comigo foi desta forma.

A selagem térmica não apresenta malefícios, pois na verdade é um tratamento para os fios. Claro que se usado o formol, a conotação muda, daí já é outra história. Esse tratamento consiste em selar os fios com os produtos apropriados, que vão proporcionar força e brilho pro cabelo ! Estes são os benefícios. Não estraga os fios, muito pelo contrário, faz bem ! Não fica aquele liso escorrido, se assemelha a algo mais comportado.

Se gostaram desse tipo de post, me conta nos comentários ! Posso fazer mais ajudando vocês !
Conta também sua experiência aqui em baixo, já fez alguma química em seu cabelo ?

Beijos!

4 comentários:

  1. Gostei muito desse post, as pessoas precisam se conscientizar sobre esse assunto antes de tomar as decições a respeito. Já usei química por um longo tempo, hoje uso ele natural. Beijos

    Blog - www.loolyta.com
    Canal - www.youtube.com/blogloolyta
    Fanpage - www.facebook.com/blogloolyta
    Instagram - @byloolyta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muuito feliz que tenha gostado !
      Que bom que usa seu cabelo natural, pois ele é lindo !
      Beijos!

      Excluir
  2. Eu quase cometi o erro de fazer progressiva, desisti alguns minutos antes de fazer. Eu reclamo, mas amo meu cabelo natural, bem cacheado. Ótimo post!

    Beijos, Pri
    VINTAGEPRI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada ! Faço o mesmo que você, reclamo até do meu cacheado, mas na hora do "vamo ver" não mexo nele de jeito nenhum :)
      Beijos!

      Excluir