24 de dezembro de 2014

Hoje é véspera de Natal !

Oii ! Tudo bom com vocês ? Primeiramente vamos lembrar que hoje é véspera de Natal ! Eu particularmente amo esse fim de ano, com Natal, Reveillon, festas sempre repletas de reuniões familiares e muita alegria. Gostaria também de lembrar a vocês que além das festas, comidas gostosas e presentes, no Natal celebramos o nascimento de Jesus. Não gosto dessa conexão que temos nos dias de hoje, como se o Natal fosse totalmente relacionado ao comércio.

Então o post de hoje vai ser um pouco diferente, já que vou explicar toda a origem do Natal.

------------------------------



Natal significa o dia do nascimento de Jesus Cristo. Em Roma, a primeira referência ao Natal remonta ao ano de 336. 

Com a conversão cada vez maior de povos pagãos ao cristianismo, a Igreja não vendo como eliminar aquelas comemorações, transformou algumas dessas tradicionais festas pagãs que estavam profundamente arraigadas no sentido nativo.

Dessa forma, dentre elas, a comemoração do dia 25 de dezembro (celebrada em honra ao deus-Sol), passava a ser a festa do nascimento (Natal) de Nosso Senhor Jesus Cristo o verdadeiro Sol da Justiça. Acredita-se que foi o Imperador Constantino I, o Grande (274-337; reinou de 306 a 837), já no final do seu reinado (ano 336), quem determinou que o nascimento de Jesus deveria ser celebrado no dia 25 de dezembro em todo o Império Romano. Segundo a tradição, esse acontecimento ocorreu quando Constantino construía uma basílica sobre o túmulo de São Pedro, na própria colina do Vaticano, justamente no local privilegiado do culto solar.

A fixação oficial da data de 25 de dezembro, como dies natalis, foi determinada pelo Santo Padre Júlio I e o primeiro calendário de que se tem notícia a marcar essa data como o Natal de Jesus é o de Filocalos, isto no ano de 354.

Assim as festas e cultos pagãos que celebravam o Dia de Natal do Sol Invencível, transformaram-se na grande data comemorativa do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, a qual é celebrada entre todos os povos cristãos como o Dia de Natal !

--------------------------------

Tentei resumir ao máximo, para não ficar cansativo, mas achei importantíssimo relembrar que o Natal não se resume somente em coisas que podem parecer fúteis, mas sim do nascimento de Jesus Cristo, do Seu nascimento em nossos corações.

Claro que ganhar presentes, dar presentes, comer comidas super gostosas é muito bom, mas é melhor ainda perceber a presença de Jesus em nossas vidas !

Queria lhes desejar um Feliz Natal !

Beijos!

(estou gravando vlog do Natal ! Dias 24 e 25, fiquem ligados no canal!)



2 comentários:

  1. lindo texto, disse tudo,
    natal não é só o que as pessoas querem passar por ai de superficialidade.
    gostei do seu post ♥
    http://sinceramenteclarablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, linda ! Com certeza o Natal é muito mais do que uma troca de presentes !
      Beijão!

      Excluir